×

Alerta

binära optioner tips JFolder::create: Não foi possível criar a pasta.Path: /home/europedi/public_html/cache/widgetkit

Newsletter n.º 60

Imprimir
'Loja Ponto Já' -  Bloco da Feira | 5100-096 Lamego | PORTUGAL
+351 254 611 342 | europe.direct@cm-lamego.pt
facebook
NEWSLETTER N.º 60 | FEVEREIRO 2016 |     

CONCURSO "EU SOU EUROPEU" - 2016

Sendo um dos objetivos da rede Europe Direct contribuir para um melhor acesso dos cidadãos ao conhecimento das temáticas europeias, o Centro Europe Direct de Lamego decidiu apoiar, logística e financeiramente, a visita e a participação, no dia 23 de fevereiro, do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos, em Tarouca, no concurso "Eu sou Europeu" que decorreu no Espaço Europa em Lisboa.

No passado dia 18 de fevereiro fomos à Escola EB 2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos, em Tarouca, para promover uma sessão de informação sobre a União Europeia no âmbito do projeto 'A Europa mais perto!'.

Esta iniciativa visou contribuir para que os alunos do Clube Europeu pudessem ir melhor preparados para alcançar um bom resultado no concurso "Eu sou Europeu", organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O processo e algumas etapas da construção europeia, nomeadamente os símbolos europeus, alargamentos da UE, papel e funcionamento das instituições, os anos europeus, foram alguns dos temas abordados junto dos alunos do ensino secundário.

No final da sessão, o Europe Direct de Lamego facultou ainda documentação de apoio aos estudantes.

No final do mês de abril serão conhecidos os resultados da participação!

AS 10 PRIORIDADES DA COMISSÃO JUNCKER


As 10 prioridades da Comissão Juncker, tal como foram aprovadas pelo Parlamento Europeu, são um conjunto de orientações para guiar o programa de trabalhos da Comissão a partir deste ano.

Emprego, Crescimento e Investimento | Mercado Único Digital | União da Energia | Mercado Único | União Económica e Monetária | Acordo de Comércio Livre UE-EUA | Justiça e Direitos fundamentais | Migração | A UE na Cena Mundial | Mudança Democrática

Qual destas prioridades terá um maior impacto na sua vida?

PASSATEMPO ‪#EUGERAÇÃO 30


Passatempo ‪#‎EUgeração30‬ comemorativo do 30º aniversário da adesão de Portugal à União Europeia.‬

Participe e habilite-se a ganhar um dos três passes Interrail Global para viajar na Europa durante um mês! Para participar, basta submeter uma frase sobre as suas expetativas, projetos e aspirações para os próximos 30 anos da União Europeia.

O passatempo decorre entre 5 de fevereiro de 2016 e 30 de abril de 2016.

AVALIAÇÃO DOS CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT 2013-2017

No seguimento de um concurso público em 2012, a Representação da Comissão Europeia em Portugal selecionou 19 Centros de Informação Europe Direct em Portugal para o período 2013-2017.

Os centros de informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. A missão destes Centros é difundir informação, promover o debate, a nível local, e dar assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia.

De forma a preparar o concurso previsto para o período seguinte (a partir de 2018), está a decorrer uma consulta pública até ao dia 4 de maio de 2016, dirigida a cidadãos, organizações e todos os interessados para recolher opiniões sobre o conhecimento que têm e a utilização que fazem dos serviços providenciados pelos Centros de Informação Europe Direct.
Dê-nos a sua opinião em consulta pública.

LAMEGO INCENTIVA JOVENS PARA UTILIZAÇÃO SEGURA DA INTERNET

Dirigidas à comunidade escolar, a Câmara Municipal de Lamego organizou diversas ações para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, a 12 de fevereiro último.

Este ano, a iniciativa abordou a temática da segurança online, sob o mote "O teu papel para uma INTERNET melhor!".

O evento constituiu um espaço de reflexão sobre a utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online e mobile, através das quais os participantes apreenderam mecanismos e estratégias apropriadas.

A comunidade educativa de Lamego, desde o 1º ciclo ao ensino secundário, foi mobilizada para assistir a quatro grandes ações que visaram este objetivo comum. Em simultâneo, os jovens também foram informados sobre as oportunidades e benefícios da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente no acesso ao conhecimento e na inclusão social e responsável. Do programa fez parte, a realização de diversos workshops, concursos, "consumer talks" e sessões de sensibilização.

A celebração do Dia Europeu da Internet Segura foi organizada pela autarquia de Lamego, através do Centro Europe Direct e do Espaço Internet Lamego Digit@l.


REDE EUROPEIA DE EMPREGO

Os Serviços Europeus de Emprego - EURES - são uma rede de cooperação para facilitar a livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu. A Suíça também participa.
Os parceiros da rede incluem, os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores.
A rede é coordenada pela Comissão Europeia. 

ACEDER


NET EMPREGO
 
O IEFP NETemprego é um serviço interativo no âmbito exclusivo da área do emprego, gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), totalmente gratuito para os seus utilizadores, com cobertura nacional e funcionando on-line, 24 horas por dia.
 
| Este email foi enviado para  |